Home » Comportamento » 5 DICAS PARA MELHORAR SUA CASA NESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO

5 DICAS PARA MELHORAR SUA CASA NESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO

Arquitetas dão sugestões rápidas, fáceis e baratas para tornar os ambientes mais aconchegantes e acolhedores

Durante esse período em que a recomendação é ficar em casa o máximo que puder, muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis por permanecer tanto tempo no mesmo espaço físico.  Diante do momento atual, onde não se sabe ainda por quanto tempo esse isolamento vai durar, as arquitetas Leny Okada e Priscila Bonifácio, do escritório Iez Design, separaram orientações que vão lhe ajudar a mudar o astral da casa e o mais importante, aproveitando itens que muitas vezes já estão disponíveis em casa ou que são fáceis de conseguir e baratos. A premissa geral é apostar em itens de iluminação, texturas e tons quentes para tornar os ambientes mais aconchegantes. Aproveite esses dias e coloque essas dicas em prática, para trazer mais conforto para você e sua família.

Cantinho da Leitura

 “Uma atividade escolhida por muitos nesse período é colocar a leitura em dia. Se a pessoa quiser criar um cantinho da leitura, ela pode arrumar uma poltrona que já tenha, colocar num cantinho da sala ou do quarto, bem iluminado e arejado, jogar uma manta por cima da poltrona, que dá uma sensação mais acolhedora, e acrescentar um tapete, pois o toque dos pés no tapete também é uma delícia”, explica Priscila. Para finalizar esse espaço, vale apostar na iluminação indireta com um abajur ou uma luminária em um móvel próximo da poltrona. Afastar ou mudar os móveis de lugar também cria novos espaços, dando outra perspectiva a um mesmo ambiente.

Cores quentes

O uso das cores pode ser utilizado para melhorar o astral na casa. “Normalmente as pessoas ficam receosas em colocar cores mais alegres em paredes porque acham que vão enjoar rápido e acabam abusando do branco, do cinza e do bege. Nesse caso, a sugestão que damos é começar a colocar adornos coloridos, como mantas no sofá, nas cadeiras ou nas poltronas, ou ainda utilizar almofadas coloridas”, diz Leny.  Para as pessoas um pouco mais ousadas, pintar pelo menos uma parede do ambiente com uma cor mais forte ou utilizar um papel de parede, já traz novos ares para a residência. E que tal chamar a família toda para ajudar?

Se não tiver como pintar ou aplicar um papel de parede, talvez seja hora de tirar aquele tapete colorido do armário, fazer uma higienização e pendurá-lo na parede! Além da cor dar mais vida para o ambiente, o toque do tapete transmite calor e ajuda no desempenho acústico.

“Se a pessoa estiver em dúvida sobre qual cor usar, ajuda muito se ela tiver uma peça de roupa preferida, um acessório ou uma obra de arte que goste muito, ou ainda uma pintura preferida, pois pode usar a cor predominante nessa peça pra propor a composição de cor do ambiente”, afirma Priscila.

Iluminação

A iluminação também faz toda a diferença no ambiente. Se a pessoa não puder alterar a luminária no teto, por exemplo, ela pode trocar por um trilho com iluminação, que é uma opção bem mais barata do que alterar as luminárias no forro ou no teto. “Uma peça bem baratinha que faz muita diferença são as gambiarras, também conhecidas como varal de luz (aquelas bolinhas maiores que tem iluminação dentro) e as luzinhas de natal, que todo mundo tem em casa. A pessoa pode pendurar nos móveis, prateleiras, cabeceira da cama e tem um resultado incrível”, acrescenta Leny.

Vale ressaltar que durante o dia nada melhor que deixar as janelas abertas para aproveitar a luz e a ventilação natural.

Obras de arte

Os quadros são excelentes opções para dar vida em um ambiente. Muita gente abre mão desse recurso por conta do preço. Mas a dica é que não precisa gastar em quadros caros pra trazer cor e personalidade para os ambientes. “Tem muitos sites na internet que disponibilizam imagens gratuitamente, para uso pessoal. É só a pessoa imprimir em Canvas ou papel fotográfico, emoldurar e colocar no local escolhido”, conta Leny.

Já quem prefere colocar a mão na massa, vários sites e páginas nas redes sociais possuem dicas no estilo Do It Yourself – D.I.Y, o famoso faça você mesmo. São quadros com dobraduras de papel, pinturas, montagens de fotos e o que mais a sua imaginação permitir. Mexa no baú de lembranças, resgate arquivos de fotos antigas no celular, computador e deixe os cantinhos da casa com a sua cara, a cara da sua família.

Flores

Um pouco da natureza dentro de casa sempre traz efeitos positivos. As flores embelezam e perfumam os ambientes. Seja um vaso de planta logo na entrada da casa ou um arranjo bonito na mesa de jantar já vai dar mais fôlego nesses dias de isolamento social.

Foto: Freepik

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assunto