Home » Comportamento » ALAYA DANÇA APRESENTA “IMAGENS POÉTICAS, EXPOSIÇÃO PERFORMANCE”

ALAYA DANÇA APRESENTA “IMAGENS POÉTICAS, EXPOSIÇÃO PERFORMANCE”

Projeto propõe ao público um mergulho na história da companhia que completa 30 anos

Prestes a completar três décadas, a Cia/ Núcleo Alaya Dança revisita sua trajetória com o projeto multilinguagem Imagens PoéticasExposição Performance – Alaya Dança 30 anos, que reúne performance, palestra e exposição construídos com inspiração em recortes do acervo de imagens, cenografias, trilhas sonoras e repertório que marcaram a história da companhia. 

Imagens poéticas tem visitação da exposição do acervo da companhia, de 4 a 13 de outubro, no Centro de Dança do Distrito Federal. A curadoria da exposição propõe ao público um mergulho nas emoções, sensações e imagens que são ícones da memória da companhia.

Na noite de abertura (4), às 19h, será ministrada a palestra “Alaya, Pedagogia e criação em processo”, com Cássia Navas,  escritora e ensaísta, professora-pesquisadora Instituto de Arte/UNICAMP, São Paulo. Em processo de 30 anos, a Alaya Cia. De Dança é duplamente território e fronteira entre territórios, base na e pela qual se mesclam ensino, criação , difusão, num reticulado de temas, textos e contextos,  artistas e gentes, teatros e cidade. A palestra propõe-se como uma travessia por este território Alaya, com foco no ensinar e criar, que são ética e estética se entrelaçando.  Navas é parceira e orientadora de Lenora Lobo, diretora e fundadora da companhia, na sistematização do método Teatro do Movimento, publicado em um DVD e dois livros.

Nos dias 5 e 6, às 20h, Imagens Poéticas traz performance da companhia, fazendo uso da exposição como cenário dramático para a apresentação.  Encenado por nove bailarinos, com dança, canto e algumas interações com o público,  é uma criação inspirada em trechos de seis das mais significativas  coreografias da Alaya Dança ao longo da sua história.  

A direção artística de  Imagens Poéticas é assinada por Lenora Lobo, a direção cênica e coreográfica por  Andrea Horta e a concepção visual e cenários concebidos por Ione Coelho.  Ao adentrar o Centro de Dança, o público vivencia uma imersão no universo criado pela companhia. A ideia é que o espectador possa ter a oportunidade de acompanhar e interagir com a dança em alguns momentos, além de observar de perto as montagens do acervo multimídia da companhia.

A Exposição Performance Imagens Poéticas encerra, em 2019, o segundo ano do projeto Alaya Dança Manutenção,  com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A proposta do primeiro ano, 2018, se manteve em dar continuidade às atividades do núcleo artístico no desenvolvimento de oficinas, capacitação, atualização de acervo, pesquisas, ensaios, aulas-espetáculos, visibilizou processos criativos e didáticos.  Sua proposição abriu espaço para residentes; jovens engajados com a arte do movimento.  O projeto cumpriu seu formato, via inclusão de profissionais que ancoraram o objeto de necessidades com processos positivos, são eles, artistas e professores: Van Porath, Eliana Carneiro, o músico João de Bruço, artista plástica Ione Coelho e a Interprete Criadora Aida Cruz.  

Imagens Poéticas, Exposição Performance – Alaya Dança 30 anos

Projeto de Manutenção da Cia/Núcleo Alaya Dança 

Exposição do acervo da Alaya Dança

De 04 a 13 de outubro – de 9hs às 21hs

Palestra de abertura

“Alaya, Pedagogia e criação em processo”

Ministrada pela professora PhD Cássia Navas (Unicamp-SP)

Dia 04 de outubro, às 19h

Performances

Dias 05 e 06 de outubro – às 20h

Centro de Dança do Distrito Federal

(SAN, quadra 1 Via N2 – Brasília DF)

Classificação indicativa livre

Entrada gratuita

Foto: José Lucas

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assunto