Home » Variedades » DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL PARA IDOSOS E PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL PARA IDOSOS E PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Quando se fala em automação residencial é comum imaginar  algo direcionado a quem entende ou curte a tecnologia e, justamente por isso, é associado mais frequentemente ao público jovem. Grande engano! Este tipo de serviço pode ser muito útil para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com o empresário Júlio Seype, um sistema de casa inteligente pode desempenhar um papel importantíssimo para acessibilidade de uma residência, pois é capaz de tornar mais fácil tarefas do dia a dia na vida de pessoas com mais idade ou deficiência.

“O abrir e fechar de uma janela, porta ou cortina, o ligar e desligar lâmpadas e eletrodomésticos e até mesmo um pedido de ajuda ou socorro em uma situação de risco são atitudes que podem ser complicadas quando a pessoa que precisa está impossibilitada no momento ou não tem a devida mobilidade”, explica o engenheiro.

Ainda segundo o especialista, com o auxílio da automação esse público pode se tornar mais independente dentro de suas residências. “Hoje temos uma série de opções, desde o comando por voz ou o acionamento de serviços apenas com um clique, o acompanhamento à distância…”, explica. E completa:  em casos de emergência, quando for preciso, o serviço se torna muito mais fácil e viável”.

Conheça algumas soluções de automação residencial:

Câmeras de Segurança
A residência pode ser integralmente monitorada por câmeras de segurança, com imagens transmitidas, em tempo real por meio de computadores ou smartphones, o que permite que os parentes acompanhem qualquer movimentação fora do comum e percebam de forma mais rápida uma situação de risco. 

Botão de pânico
Essa medida utilizada na automação residencial ocorre por meio de um dispositivo, chamado de “botão de pânico”, que pode ser instalado em diversos locais da residência ou até mesmo ficar em posse de uma pessoa, como uma pulseira ou colar. Ao ser acionado o comando, uma mensagem chega a uma central de emergência que envia ao local o socorro necessário e avisa aos familiares sobre o ocorrido.

Iluminação e Comandos de portas
Na automação residencial, os sensores de presença são uma peça chave. São eles os responsáveis por ativar a iluminação, a abertura e fechamento de portas, janelas e cortinas, entre outras possibilidades. 

Também por meio dos sensores é possível identificar se há ou não movimentação em casa, o que permite verificar situações anormais nos ambientes ou ainda simular um movimento com o intuito de proteger aquele local.

Esses comandos que não exigem a necessidade de deslocamento ou de acionar interruptores facilita o dia a dia nas residências, principalmente as que têm idosos, crianças e pessoas com deficiência.

Controle de medicamentos
Quando o assunto é medicação, uma das maiores preocupações dos médicos e familiares é que o idoso se esqueça de tomar o remédio correto ou no horário adequado. Nesse sentido, a automação residencial conta com um sistema inteligente que pode utilizar lembretes (agenda) por meio da assistente de voz, integrado com smartphone e/ou smartwatch ou ainda ser associado às tampas dos frascos de remédios específicos para automação. Dessa forma, toda vez que for necessário o uso do medicamento será avisado por esses dispositivos. O sistema ainda pode avisar a um familiar caso a medicação não tenha sido ingerida no momento ou dosagem corretos. Tudo para ajudar os idosos a controlar a rotina. 

Controle Unificado
Outra facilidade da automação residencial é a possibilidade de ligar e desligar televisores, rádios, ar condicionado por meio de um único controle remoto. Isso evita que ele se engane com os mecanismos diferentes e passe a ter um ambiente confortável, ao seu gosto, sem a necessidade de se locomover para acionar qualquer uma dessas funções. Essa funcionalidade pode evitar quedas, acidentes e até mesmo a fadiga desse público.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assunto