Home » Entretenimento » QUEDA DE CABELO PÓS GRAVIDEZ

QUEDA DE CABELO PÓS GRAVIDEZ

cabelo-queda-de-cabelo (Copy)

Dicas e esclarecimentos sobre a queda de cabelo na gravidez e pós-parto 

A gestação é um período glorioso, mas também uma fase de muitas mudanças na vida das mulheres, principalmente hormonais. A verdade é que todo o corpo passa por transformação, desde a pele até os fios dos cabelos, tudo pela tempestade hormonal que acontece no corpo feminino que se prepara para a chegada de um novo ser. Por conta dessas mudanças é normal que os cabelos fiquem diferentes durante esse momento, na gravidez é comum que as madeixas das mamães fiquem mais grossas e consequentemente mais saudáveis, porém, em algumas mulheres, a elevação de progesterona, junto com heterogêneo (que regula o ciclo reprodutivo) podem deixar os fios mais secos e levar a queda de cabelo. Outro fator importante é saber se a puerpera (mãe) tem alguma deficiência de ferro, um exame de dosagem de ferro sérico é ideal para descartar uma possível anemia ferropriva.  A reposição de ferro é muito importante para a recuperação dos cabelos.

Para o dermatologista Erasmo Tokarski, é mais comum que as mães tenham alopecia (perda de cabelo) no período pós-parto, que é a condição chamada eflúvio telógeno puerperal. Segundo o médico, o eflúvio começa de três a seis meses após o nascimento do bebê e a mulher afetada pelo problema começa a perder pequenas mechas no banho e na escovação. As possíveis causas da alopecia após o parto estão relacionadas a fatores hormonais, estresse físico, exaustão e alterações orgânicas, mas segundo Tokarski o eflúvio é episódico e com o tempo os cabelos voltam a crescer, a normalidade ocorre em seis a doze meses. 

Para ajudar a manter a saúde dos cabelos, o médico dá algumas dicas preciosas para as mamães:

– Pentear e escovar delicadamente os cabelos.
– Manter uma dieta equilibrada, com verduras e frutas variadas.
– Consumir proteínas com alto valor biológico, como carne vermelha e de peru.
– Manter-se sempre hidratada.
– Evitar o uso de secadores e chapinhas.
– O consumo de ácidos graxos ômega 3 ajudam na saúde do couro cabeludo, eles podem ser encontrados em peixes como: atum, salmão e sardinha. Nozes e chia também possuem nutrientes importantes para a saúde do couro cabeludo.
– Após o parto, passe a usar loções para os cabelos com ativos que controlam a oleosidade.
– Prefira xampu que ajudam na recuperação capilar.
Foto: Internet

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assunto